Skip to main content

 

Utilização fraudulenta do sistema de homebanking – Em análise responsabilidade do banco e do cliente


November 28, 2018 10:18 am by Fernando Porta

Um cliente de um banco foi alertado por este para o facto de ter realizado uma operação através do sistema de homebanking, no valor de 3.985 euros, próximo do limite máximo diário de 4.000 euros. Negando que tivesse sido ele a ordenar a retirada desse valor da sua conta, o cliente exigiu a sua reposição junto do banco e apresentou uma queixa crime contra desconhecidos.

O banco rejeitou qualquer responsabilidade, alegando que os códigos de acesso e de autenticação, que incluíam a inserção de um código numérico enviado por SMS para o telemóvel associado pelo próprio cliente, tinham sido introduzidos de forma correta no sistema informático. Pelo que, a não ter sido o cliente a dar a ordem de transferência, esta só podia ter sido realizada porque ele cedera os seus códigos e elementos de segurança, voluntária ou involuntariamente, a terceiros.

Inconformado, o cliente recorreu a tribunal, tendo este condenado o banco a repor a quantia indevidamente retirada da conta, acrescida de juros, e a pagar-lhe uma indemnização no valor de 2.000 euros. Saber mais aqui…

 

Comments



Notice: Undefined variable: aria_req in /home/mw289pd0/public_html/wp-content/themes/fp-theme/comments.php on line 40

Notice: Undefined variable: aria_req in /home/mw289pd0/public_html/wp-content/themes/fp-theme/comments.php on line 57

Write a Reply or Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Back to Top